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Nossa História

O Colégio Integrado Polivalente traduz-se pela participação efetiva de profissionais no processo de promoção pessoal e de restituição da cidadania daquelas pessoas que em nosso próprio território ou em outros não tiveram oportunidade de frequentar escola na idade apropriada. Instituir e manter o Colégio exigem determinação e persistência da Direção e professores envolvidos na “Qualidade na arte de ensinar”.

Nascido originalmente em 15 de agosto de 1991 com o intuito de atender a comunidade num contexto geral da educação, foi rapidamente ampliado e tem sido buscado por pessoas de várias comunidades. Mantido pela Associação Educacional São Lázaro, o Polivalente no ano de 2001, obteve junto a Secretaria de Educação e Conselho de Educação do Distrito Federal credenciamento e autorização (Portaria nº 112 de 23 de março de 2001) para funcionamento dos Cursos Técnicos em: Telecomunicações, Eletroeletrônica, Secretaria Escolar e Transações Imobiliárias. Também, obteve credenciamento junto do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA – e Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI – órgãos que fiscalizam o exercício da profissão Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Telecomunicações e Técnico Eletroetrônica.

Esses credenciamentos auxiliam os nossos alunos na conquista do emprego e dos caminhos para o registro profissional. Firmou convênios com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE – Instituto Brasil Global – IEG – Instituto Evaldo Lodi – IEL, e trocou experiências com outras instituições de ensino e empresas como: FURNAS, CEB, CELG, CEMIG, Brasil Telecom, NET, TELEPAR, TELEMAR, TELEMONT-TO que deram aos alunos a chance de conhecer novas realidades, proporcionando uma formação que alia teoria à prática.

Em fevereiro de 2002, o Polivalente obteve junto à Secretaria de Estado da Educação e Conselho de Educação do Distrito Federal aprovação para funcionamento da EJA – Educação de Jovens e Adultos – ensino médio – a distância (Parecer 302/2001 e portaria 75 de 8 de fevereiro de 2002) com o objetivo de atender aqueles que buscam conhecimento acadêmico e não tiveram acesso à educação na época certa e têm pouca disponibilidade de tempo.

O êxito da Educação de Jovens e Adultos é positiva, pois muitos alunos já ingressaram em cursos de nível técnico, tecnólogo superior, licenciaturas ou mesmo no mercado de trabalho. Em dezembro de 2003, foi implantado a Sede II do Colégio Integrado Polivalente no Distrito Federal, localizado na Av. Santa Maria, CL 418 – lotes B e C, Santa Maria-DF, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Normal Nível Médio (Ordem de Serviço nº 98 de 15 de dezembro de 2003).

Para firmar-se no competitivo mercado de educação básica e profissional, a instituição apostou, desde a sua criação em uma filosofia de interação com o mercado. Para o futuro, a instituição investirá na criação de novas unidades, não só no Distrito Federal mais também em âmbito nacional.

Missão

A educação pode contribuir para transformar relações sociais, econômicas, culturais e políticas, de forma tal que assegure a todos, um ensino de qualidade, comprometido com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Nessa perspectiva, coloca-se a serviço da preparação de indivíduos para uma inserção crítica e criativa no mundo, fornecendo-lhes por meio da aquisição de conteúdos da socialização o instrumental necessário à participação organizada e ativa na democratização social.

Assim, o Colégio Integrado Polivalente tem por missão como instituição educacional à formação de indivíduos cientes de sua responsabilidade social, baseada na aprendizagem cidadã, capazes de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Objetivo

Ao nortear suas ações educativas com base em teorias que se complementam, teoria crítico-social dos conteúdos, teoria das aprendizagens significativas, e teoria da construção de competências, o Colégio Integrado Polivalente elege os seguintes objetivos institucionais:

  • Oferecer aos alunos uma educação de qualidade, voltada para as questões sociais, com vistas a uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade;
  • Favorecer a gestão participativa, numa construção coletiva das decisões/ações por parte dos diferentes segmentos da escola;
  • Valorizar o profissional de educação através de condições favoráveis para o aperfeiçoamento profissional, tratamento digno, ambiente respeitoso, recursos disponíveis para o exercício de sua função;
  • Contribuir para a realização de atividades com objetivos explicitamente educativos, criando um ambiente propício para a elaboração do saber e a boa convivência;
  • Avaliar de forma global e interativa as ações desempenhadas ao longo do ano letivo ou período letivo;
  • Valorizar os aspectos de desenvolvimento do discente na área motora,
    cognitiva e afetiva;
  • Divulgar e respeitar os direitos e deveres do cidadão dentro de uma visão crítica e responsável da realidade social;
  • Proporcionar aos alunos meios para construir novos conhecimentos, competências e habilidades o que o fará mais funcional, mais complexo e mais capaz de resolver problemas;
  • Favorecer o desenvolvimento de todas as capacidades, respeitando a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos;
  • Incentivar o processo contínuo de construção do conhecimento, que favoreça o prosseguimento de estudos;
  • Criar condições para que o aluno desenvolva habilidades e competências, para enfrentar os desafios do mercado profissional;
  • Planejar e avaliar a situação da prática educativa para direcionar as decisões e ações, que priorizam a qualidade da educação oferecida.

Tecnologia CIP

Todos os cursos oferecidos via educação a distância pelo CIP-Colégio Integrado Polivalente são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e têm uma proposta pedagógica única, que combina momentos de interatividade online com a utilização de várias mídias. CIP-Colégio Integrado Polivalente mantém uma completa infraestrutura de produção (própria e ou em parceria) especialmente voltada para o desenvolvimento de material de ensino permitindo que use da mais avançada tecnologia para utilizar o canal de comunicação e a linguagem mais adequados ao assunto proposto, o que confere uma dinâmica toda especial ao curso. Um dos grandes diferenciais do CIP é a variedade de meios de aprendizagem oferecidos: CD-ROM, acesso a nossa PLATAFORMA ON LINE para tutoria, manual de orientação do aluno, caderno de atividades, exercícios disponibilizados e avaliados via online, chat e fóruns.

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